sexta-feira, 16 de abril de 2010

Eu quero ajudar os animais! O que eu faço??

Existem dezenas de bilhões de animais sofrendo consideravelmente enquanto você lê este blog. E muito pouca gente fazendo alguma coisa por eles. Qualquer iniciativa de ajudar os animais deve, então, ser bem aproveitada, informada e otimizada.


A primeira (e mais fácil, menos time consuming) coisa que você pode fazer é mudar os seus hábitos de consumo. É verdade, todo hábito é um pouco difícil de mudar, mas se você quer fazer algo pelos animais, certamente essa opção lhe custará menos do que se dedicar a algum trabalho voluntário.


Por "hábitos de consumo" entenda-se principalmente os alimentares, mas também o hábito de comprar cães ou gatos em pet shops (não compre - adote), o nojento ato de abandoná-los quando tornam-se inconvenientes, a visita a um rodeio ou a um circo com animais, o engaiolamento de aves e até mesmo o pagamento da entrada do jardim zoológico.


Portanto, esta primeira forma de ajudar os animais consiste, simplesmente, em deixar de ser cúmplice. Como falei no primeiro post deste blog, quase todos nós somos atores da exploração animal. Você pode - e deve - deixar de ser um ator da exploração animal, se quer ajudá-los. Então, a primeira oportunidade é a de deixar de fazer (o mal).


A segunda é a de fazer (o bem). Nesse caso existe um mundo de ativismo a ser descoberto, uma diversidade imensa de coisas que se pode fazer - desde ações independentes e inseridas no seu dia-a-dia (falar sobre o assunto para as pessoas, educar com o seu exemplo vegetariano, adotar animais, doar para ONGs atuantes, etc.) até ações em grupo e mais planejadas (panfletagem, voluntariado em ONGs, participação em eventuais manifestações, resgate e adoção de cães e gatos, etc.). Uma outra forma independente e eficiente de fazer algo pelos animais é produzir materiais que provoquem a reflexão a respeito da situação dos animais neste planeta, e soltá-los na internet. Pra quem gosta de escrever, programar, desenhar ou editar vídeos e imagens, é uma ótima idéia.


Aos poucos, colocarei aqui mais informações a respeito de como tornar-se vegetariano sem prejuízos nutricionais, como lidar com os clichês pró-exploração animal, como entrar em contato com ONGs que se encaixem no que vc gostaria de fazer, entre outras informações de utilidade prática. Mas enquanto isso, você pode ir pesquisando no Google :)

2 comentários:

  1. ameeei...
    mas, eu queria algo mais pra ajudar até mesmo uma intituição de animais abandonados...
    pois tenho mais pena de animais do q de pessoas...

    ResponderExcluir
  2. olá, Augusto. Quais são as ongs abolicionistas do Brasil? eu conheço gato negro, veddas e gae. Você conhece outras? Preciso muito dessa informação para um trabalho. abs
    soraya

    ResponderExcluir